Como funciona
Balonismo promocional consiste basicamente em inserir a logomarca ou imagem de produtos no balão, podendo ser por faixas ou gravado diretamente no envelope (Balão). A segunda parte é o voo propriamente dito, sendo eles:
- Voo Livre: O balão decola com objetivo de sobrevoar locais de interesse do anunciante, com movimentos suaves o balão altera sua altitude para manter a rota pré determinada. Esta opção promocional é perfeita para divulgações em massa atingindo o máximo de pessoas que a cidade* do voo a ser realizado permite; E o melhor é levar de carona aqueles que irão comentar da sua marca; Seus clientes, colaboradores ou quem desejar.
- Voo Cativo: Aquele que o balão fica ancorado por cordas em locais pré determinados pelo cliente, este deve ter no mínimo 50m x 50m mts e ser livre de fios, árvores e postes. Realizados em promoções da marca ou produto em lançamentos imobiliários, aniversários, shows, rodeios, estacionamentos de shoopings, supermercados, praças, estádios de futebol, feiras, e etc. Fazendo ascensões (sobe e desce) que variam de 0 a 40 metros de altura*, ideal para locais com grande circulação de pessoas, oferecendo ao público contato direto com o balão e a emoção de voar por alguns minutos.
As ações com o balão promocional agregado a um planejamento de mídia especializado e direcionado, visa valorizar e fortalecer sua marca no mercado, aumentando o relacionamento com seu público fazendo sua empresa ser lembrada no momento de compra do seu consumidor ou consumidor em potencial.
A característica mais interessante é a grande possibilidade do anunciante, sua marca ou produto tornarem-se parte da experiência e emoções vividas pelo seus expectadores.
*Os locais e voos dependem de condições climáticas favoráveis.
Condições técnicas para voo de balão:
- Impossibilidade de voar com ventos de superfície acima de 08 nós ou 14 km/h;
- Necessidade de um espaço livre de aproximadamente 50m de largura por 50m de comprimento;
- Para voo livre é necessário obtenção de autorização (NOTAM) junto a ANAC com 45 dias de antecedência do evento.